Foto Divulgação/
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou bastante na manhã desta quinta-feira, 11, três principais nomes do PT na Bahia: o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o senador Jaques Wagner; e o governador do estado, Jerônimo Rodrigues. O chefe de estado defendeu seus aliados baianos de críticas e descreveu a importância deles para o seu governo e para a construção política do PT.
“Tá cheio de nego que toma goró e começa falar mal: ‘Wagner é aquilo, Rui é aquilo’. Quero dizer que devo muito a Wagner, que é meu coordenador com Otto [Alencar] e [Ângelo] Coronel no Senado. Devo muito a Rui, minha Dilma [Rousseff, ex-presidente da República] de calça. O que faz Rui? Toma conta do governo”, afirmou Lula.
“Tudo que vai para mim passa pelo Rui primeiro. É um jeito, inclusive, de me proteger, para que eu não caia em cilada. É um papel fundamental. Se o Rui fizer a coisa certinha como fez na Bahia, se o Wagner cuidar como fez na Bahia, estarei de vento em popa”, continuou o presidente da República.
Ele também comentou sobre a visita do governador Jerônimo Rodrigues à China também foi bastante elogiada por Lula. Segundo o presidente, foi o gestor baiano quem conseguiu os melhores acordos em território chinês, com as negociações com para a construção da ponte Salvador-Itaparica e para a instalação de uma fábrica da BYD em Camaçari.
“Quando cheguei na China, estava lá o Jerônimo, que fez os melhores acordos. Foi lá buscar uma fábrica de automóveis para colocar no lugar da Ford em Camaçari, foi buscar apoio para construir uma ponte entre Salvador e Itaparica. Tenha certeza: esse menino, o famoso Jerônimo, herói sertão, pode ficar certo, assim como Wagner e Rui, vai fazer a Bahia mais feliz”, concluiu o presidente.
Lula está em Salvador, nesta quinta, para participar da plenária do Plano Plurianual do governo federal e também para o lançamento, que será oficializado na Concha Acústica, da Lei Paulo Gustavo.